"I have a dream..." Controlo o presente tendo como dominante o futuro
O objectivo deste blog será sempre debater ideias minhas, ideias de grandes mestres do desporto, acontecimentos, jogos e notícias publicadas. Procurarei igualmente partilhar "dúvidas" sobre as diversas variáveis do mágico mundo do Futebol aos quais toda a gente poderá dar a sua opinião - ou, neste caso, BITAITES à mister.

sábado, 17 de abril de 2010

Uma Boa Pergunta


Um dia, em conversa com um grande amigo, que mais tarde ou mais cedo explodirá e terá sucesso no nosso amado mundo do futebol, debatemos sobre a questão: O que é a preparação física no futebol? Coloco agora esta questão a todos os amantes não só do futebol mas de todo o desporto, que queiram dar a sua opinião, mas nunca se esqueçam de a contextualizar à temática "FUTEBOL".

Modelo de jogo


Modelo de jogo é como que o paradigma de jogo, isto é, todo o treinador terá um modelo de jogo, onde o utiliza como sendo a base para todo o seu trabalho, regrado pelas suas crenças, ideias e métodos.

"O mais importante numa equipa de futebol é ter um modelo de jogo, um conjunto de princípios que dêem organização à equipa. Por isso a minha atenção é para ai dirigida desde o 1ºdia" (José Mourinho,2006).

Com isto o "special one" quer dizer que não podemos iniciar um projecto como treinadores de uma equipa sem termos previamente estruturados os objectivos e moldes de jogo que pretendemos utilizar. E assim se pode dizer que se uma equipa jogar de acordo com as nossas ideias estará a jogar "à nossa imagem".

Para formular um modelo de jogo temos então que ter em conta, a relação entre: ideia de jogo do treinador; Princípios de jogo; Organização Funcional; Caracteristicas dos jogadores; organização estrutural.

Treino, a fase inicial do jogo


Nos dias que correm, o treino de futebol não é mais a separação da parte física, da parte emocional, cognitiva, técnica, táctica, etc. No fundo o treino de futebol deve ser encarado como a projecção prévia do jogo ou conjunto de jogos para o qual no preparamos, no qual ou nos quais, não existe a separação de todos os elementos.
É então aqui que nós, como amantes, interessados, futuros treinadores ou não, adeptos e até mesmo treinadores coloca-mos as questões:
-Como se deve planear o treino?
-Como se deve planear uma semana, período ou períodos de treinos?
-Quais os factores que devem ser tido em conta nessas planificações?
Aqui deixo a proposta de que todos os que quiserem deixar as suas opiniões e ideias relativamente a estas questões o façam.