"I have a dream..." Controlo o presente tendo como dominante o futuro
O objectivo deste blog será sempre debater ideias minhas, ideias de grandes mestres do desporto, acontecimentos, jogos e notícias publicadas. Procurarei igualmente partilhar "dúvidas" sobre as diversas variáveis do mágico mundo do Futebol aos quais toda a gente poderá dar a sua opinião - ou, neste caso, BITAITES à mister.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Qual é o papel de um treinador que se ocupa de uma equipa de formação?


Este é um papel que na sociedade de hoje continua a ser alvo de grande crítica por parte de muitas pessoas que estão a acompanhar uma equipa de formação (exemplo: pais).
Para pessoas que estão fora do contexto, treinar jovens continua a ser alvo de:
- ganhar a força toda onde a derrota é alvo de vergonha;
- e por outro lado, o que interessa é participar, relegando o do jogo, que é a vitória, para um patamar de quase insignificância.
Na minha opinião as coisas não podem ser vista destas maneiras, as crianças não devem ser reprimidas por perder mas também não devem ser encorajadas a não procurar vencer.
Cabe a um treinador então envolver a criança num meio onde, haja sempre rigor e coerência no treino, procurando que o jovem atleta queira vencer e faça tudo o que está ao seu alcance, sempre de forma limpa, para vencer, isto é que jogue sempre para ganhar e onde se perder, a criança deverá sentir-se mal por não ter ganho porque queria muito ganhar e não porque o treinador queria muito ganhar. Esta pressão não pode ser de modo algum colocada sobre os nossos atletas e o treinador deve estar sempre disposto a elogiar o empenho da equipa, independentemente do resultado final, e assim se proporciona a criança o gosto pelo jogo.
Por outro lado, um treinador não pode falhar à regra dos objectivos do jogo, isto é, um treinador não deve fazer apenas papel de figura presente, organizando treinos e projectos sem saber porque os faz. Deve sim levar o seu papel de forma profissional desde o primeiro segundo de trabalho até ao último, pois só assim conseguirá que o seu trabalho não seja criticado, não pelos órgãos que acompanham a equipa e que a única coisa que sabem fazer é atrapalhar a equipa, mas sim por um conjunto de critérios que validam o que é ser um bom formador.
Então o que é isto de formador? Formador será aquele que no final do campeonato é campeão pois colocou o seu grupo a jogar como uma equipa? Ou será aquele que termina o campeonato a meio da tabela mas onde todos os seus jogadores evoluíram de um ponto de vista individual de forma muito significativa?
Há quem defenda que a primeira teoria é a mais correcta pois os jogadores mais tarde tem que jogar como uma equipa, e há também quem defenda que um jogador deve evoluir consoante as suas características e que o mais importante não é ser campeão mas sim ser melhor jogador.
Se tivesse que concordar a 100 por cento com alguma das teorias concordaria com a segunda. Mas para mim o Futebol é um jogo de grande complexidade e que deve sempre ser encarado como um todo, isto é, é muito importante que um jovem a cada treino faça, a cada momento que toque na bola ou jogue sem ela, evolua sob o ponto de vista individual, mas não podemos nunca eliminar o factor equipa, onde o facto de sermos muito talentosos com a bola sem sabermos interpretar o jogo, que é um jogo de equipa, na sua magnitude. Por outras palavras, o jovem tem que chegar ao final de uma época desportiva muito melhor a nível individual e com um nível de percepção e interacção colectiva muito superior aquela que tinha quando chegou ao clube. Se um formador conseguir tornar esta realidade possivel ai sim se pode dizer que fez um bom trabalho.
Podiamos também falar do modelo de jogo a ser adoptado por um formador, dos microciclos a serem aplicados, entre outros importantes aspectos, mas isso será tema de conversa para outro post.
Para já fica a minha opinião sobre o que é um bom resultado a nível da evolução de um jovem.
Nunca esquecer que "de pequenino se torce o destino"
Para colmatar, devo dizer que um formador não parar a criatividade de um jovem atleta, antes pelo contrário, mas deve sim ser capaz de a potencializar.

1 comentário:

  1. É colega tanto de faculdade como de curso.

    A verdade é simplesmente essa, a mentalidade existente em Portugal ao redor de alguns clubes, não nos deixa focalizar em quem necessita de evoluir continuamente, os nossos jovens.
    Contudo, alguns clubes vem conseguindo implantar projectos a médio/longo prazo de forma a criar uma estrutura bem organizada e focalizada num modelo de jogo e principalmente nos princípios de jogo(a base para o grande jogador), E numa mentalidade Ganhadora. Ter um projecto continuo num clube é meio caminho andado para se progredir individualmente e colectivamente, e eu o digo de experiência própria.
    Mesmo assim ainda não compreendo, certas coisas ligadas à formação. Uma delas e bastante notória podemos dizer que 90% dos clubes e equipas não têm directores e dirigentes, que percebam de futebol, de liderança, e pior ainda do que têm de fazer...etc. E já algum tempo venho reflectindo nisso. Apesar de nas equipas com estruturas bem organizadas a sua influência sobre a continuação do treinador não ser tão valorizada,nos clubes em que essa estrutura não existe e cada treinador trabalha por si, não existindo um coordenador, etc...torna-se basicamente a principal opinião. E agora digo eu, nós treinadores com "formação"(nivel 1-mínimo) devemos aceitar ser julgados por pessoas sem cultura futebolística, pondo assim os nossos lugares em risco, só porque não gostam da nossa cara(feio/bonito), ou por outro lado devemos começar a ter pessoas competentes que nos ajudem na organização da equipa e nos dêem apoio para realizar-mos um bom trabalho.
    Desta forma deixo aqui no ar uma coisa, da mesma forma que nós tiramos um curso para poder treinar, porque não realizar-se um curso para os directores e sei que muitos clubes têm dificuldades em arranjar directores por isso um curso acessível monetariamente com poucas horas, falando do seu trabalho, entre outros aspectos. Dando assim uma formação básica para estar nesse cargo.
    Pessoalmente penso que a abordagem tão falada para alterar as mentalidades de pais, directores(muitos deles pais de atletas), e etc... Deve começar por qualificar todas as pessoas que estejam ligadas as equipas...De forma a saberem como falar com os pais, e arranjar estratégias em conjunto para uma melhor abordagem aos mesmos de forma correcta.

    Deixo esta ideia aberta, para comentários.

    Abraços, e parabéns pelo Blog amigo

    ResponderEliminar