"I have a dream..." Controlo o presente tendo como dominante o futuro
O objectivo deste blog será sempre debater ideias minhas, ideias de grandes mestres do desporto, acontecimentos, jogos e notícias publicadas. Procurarei igualmente partilhar "dúvidas" sobre as diversas variáveis do mágico mundo do Futebol aos quais toda a gente poderá dar a sua opinião - ou, neste caso, BITAITES à mister.

sábado, 17 de abril de 2010

Uma Boa Pergunta


Um dia, em conversa com um grande amigo, que mais tarde ou mais cedo explodirá e terá sucesso no nosso amado mundo do futebol, debatemos sobre a questão: O que é a preparação física no futebol? Coloco agora esta questão a todos os amantes não só do futebol mas de todo o desporto, que queiram dar a sua opinião, mas nunca se esqueçam de a contextualizar à temática "FUTEBOL".

2 comentários:

  1. A minha opinião é que a única preparação física que pode existir é aquilo que surge por "arrastamento" ao treino do teu jogar.

    Tu tens uma ideia de jogo e vais operacionalizá-la, todos os dias. A PARTIR DAÍ, a partir da necessidade de ter a bola e circulá-la em largura para encontrar espaços em profundidade - dando um exemplo de um possível princípio de jogo para a tua equipa - vão-se criar todo o tipo de adaptações (entre as quais as "fisiológicas") que vão ser Específicas ao teu Modelo de Jogo.
    Coloco as "" para salientar que este tipo de separação só acontece nas nossas cabeças, porque na realidade tudo acontece em simultâneo, de uma forma sistémica. Como um novelo, onde tudo se interliga.

    Portanto, não existe «a preparação física», existe sim «a tua preparação física», que resulta do crescimento e construção da tua Organização.

    Repito, esta é apenas a minha opinião.

    Abraço Baía

    ResponderEliminar
  2. Depois disso, existem princípios metodológicos para auxiliar essa construção do teu jogar, da tua Organização.

    Entre os quais o Princípio da Alternância Horizontal, que se bem operacionalizado, te permite recuperar a equipa de um jogo para o outro e alternar os regimes de exercitação para que a equipa possa estar sempre em condições para adquirir e aprender.

    ResponderEliminar